Acupuntura para fertilidade
Conheça o Protocolo de Paulus e entenda como a Acupuntura pode ajudar a engravidar e ser um ótimo recurso de apoio às técnicas de reprodução assistida, como FIV e inseminação artificial.
A Acupuntura pode aumentar as taxas de gravidez de 15% a 20%
Muitas pessoas que têm o desejo de engravidar se perguntam se a Acupuntura pode ajudar a engravidar. E a resposta é sim: a Acupuntura pode ser um excelente tratamento complementar para quem deseja engravidar naturalmente ou por meio de técnicas de reprodução assistida, como inseminação artificial e fertilização in vitro.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a infertilidade conjugal acomete 15% dos casais em idade reprodutiva. Idade, obesidade, diabetes, doenças sexualmente transmissíveis, ansiedade e estresse contribuem para o aumento da infertilidade.
A Acupuntura pode facilitar a gravidez em pacientes sem causa aparente para a infertilidade, e também as pessoas em tratamento de reprodução assistida, como inseminação uterina e fertilização in vitro.
A Acupuntura atua no tratamento da infertilidade contribuindo para:
-
Aumento do fluxo sanguíneo para o útero e ovários
-
Diminuição da ansiedade
-
Modulação dos hormônios
Ao equilibrar os meridianos e a energia vital, a Acupuntura trata o corpo físico, mental e emocional por inteiro. Estimula as funções responsáveis pela fertilidade, contribuindo para o processo de concepção de um bebê, uma gestação segura e um parto com sucesso.
Como funciona o tratamento
Antes da Acupuntura, devem ser feitos exames ginecológicos e obstétricos para checar as condições de fertilidade e eliminar problemas anatômicos que possam interferir na gravidez, como miomas, pólipos ou malformações do útero e das trompas. Em seguida, a anamnese e o diagnóstico energético da Medicina Tradicional Chinesa vão definir o estado global de saúde e o que poderá ser tratado por meio da Acupuntura.
Pessoas com causas anatômicas de infertilidade, como obstrução tubária, devem buscar a fertilização assistida. As clínicas de reprodução humana recomendam o uso da Acupuntura como um tratamento complementar aos ciclos de fertilização in vitro.
As pessoas que estão buscando engravidar naturalmente devem começar o tratamento o quanto antes e fazer sessões semanais para promover o equilíbrio das funções reprodutivas, facilitar a nidação, assim como reduzir o estresse e a ansiedade que podem atrapalhar o processo.
Para quem está tentando engravidar por inseminação ou fertilização in vitro, é importante começar o tratamento com Acupuntura cerca de 1 a 2 meses antes do procedimento e mantê-lo durante todo o ciclo de FIV. Caso não seja possível, é fundamental fazer pelo menos uma sessão alguns dias antes e outra imediatamente após a transferência de embriões, até 24 horas depois, como preconiza o Protocolo de Paulus.
Evidências científicas de que a Acupuntura ajuda a engravidar
De acordo com os principais trabalhos científicos, a Acupuntura pode aumentar as taxas de gravidez de 15% a 20%.
A partir do trabalho de Paulus em 2002, que obteve um aumento das taxas de gravidez de 26% para 42% com o uso da Acupuntura, e preconizou o “Protocolo de Paulus”, surgiram diversos outros estudos na literatura científica.
Veja os principais resultados:
-
Paulus, 2002: aumento da taxa de gravidez de 26% para 42%
-
Diertele, 2006: aumento da taxa de gravidez de 15% para 43%
-
Smith, 2006: aumento da taxa de gravidez de 22% para 30%
-
Westergaard, 2006: aumento da taxa de gravidez de 21% para 35%
É importante ressaltar que apenas o protocolo de Paulus não garante uma maior eficácia da FIV, e estudos mais recentes afirmam a importância de um tratamento mais amplo e consistente para equilibrar o corpo como um todo. Além disso, fatores como alimentação e mudança de hábitos são fundamentais para o sucesso do tratamento.
Vamos conversar?